Porque razão escolheste a Suiça e não a França ou outro país da europa?

Tive sempre em mente emigrar para um país onde a língua inglesa fosse a falada, mas depois comparei a qualidade de vida entre países e percebi que se fizesse o esforço de aprender francês que depressa seria recompensada.

Em termos de progressão na carreira a Suíça é melhor do que a França e o salário também. Em termos de condições de trabalho julgo que depende da sorte de cada um em relação à equipa que lhe calhar, mas eu não tenho do que me queixar. Têm sido um exemplo de equipa…no verdadeiro sentido da palavra. Existe uma inter-ajuda aqui que em Portugal não cheguei a ver nos estágios académicos com esta magnitude. Depois, no meu caso, estou num hospital universitário o que faz com que os profissionais estejam em constante aprendizagem.

Na Suíça existem mais classes de profissionais de saúde em redor do doente que em Portugal. Existe uma boa interacção e colaboração entre as diferentes classes em prol da recuperação ou tratamento do doente.

About these ads
  1. #1 by alfredo on Novembro 28, 2010 - 16:08

    Mas, então, porque escolheste a Suíça e não a França?

  2. #2 by alfredo on Novembro 28, 2010 - 16:10

    já vi o resto do texto e as tuas razões pela escolha da Suíça. O texto não aparecia todo.

  3. #3 by Branca Pinho on Dezembro 15, 2010 - 12:46

    Muito Bom dia,

    Estou decidida a imigrar para a suiça mal termine a licenciatura, já contactei a LV&GC Recrutamento e mostraram muita disponibilidade.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta um bocadinho “invasiva” … qual é média salarial mensal na suiça para um enfermeiro recem-licenciado?

    Peço desculpa, mas é uma curiosidade pra mim, visto que, ouço imensa coisa mas não sei o que é realmente verdade ou não.

    Obrigada pela sua inspiração

    Abraço Branca Pinho

    • #4 by sgouveia on Fevereiro 4, 2011 - 20:32

      Olá…pois bem sei que já houve pelo menos uma enfermeira que foi lhe proposto um salário de 4500CHF aqui na Suíça porque julgo que depende do currículo. O meu é superior. Posso dizer também que é verdade que pagamos cerca de 40% do ordenado só para impostos (ou seja, reforma, invalidez, desemprego entre outros descontos aos quais aqui na Suíça ninguém escapa), contudo é também verdade que o dinheiro que fica mesmo pagando casa assurances de casa e de doença e ainda comendo sem privação: sobra dinheiro suficiente para economizar. Mas tudo isto depende da pessoa em questão…princípios e prioridades de vida.

      Cumprimentos,
      Sandra Guimarães

  4. #5 by Ana Conde on Fevereiro 1, 2012 - 20:01

    Boa noite,
    estou seriamente a pensar em ir trabalhar para a suiça. Licenciei-me em animação Cultural e educação comunitária e em Portugal não consigo encontrar emprego. Já enviei os meus documentos através de um amigo e agora pediram-me para fazer uma carta a explicar porque razão escolhi a suiça para emigrar. Não sei sinceramente o que escrever.
    Será que me pode ajudar?

    Cumprimentos,
    Ana conde

    • #6 by sgouveia on Maio 2, 2012 - 12:41

      Bom dia,
      a chamada “lettre de motivation” é uma carta onde deve ser sucinta e objectiva nos aspectos do seu percurso académico, profissional e pessoal e onde deve realçar que a sua decisão em emigrar foi bem reflectida e que não pensa em voltar para Portugal (mesmo que isso não seja verdade até porque todo o português nunca que pensaria em sair do seu país se houvessem condições para ficar e se elas um dia vierem a existir voltaremos certamente para lá). http://www.modele-cv-lettre.com/ este site tem alguns exemplos em francês de “lettres de motivation” que podem ajudá-la a elaborar a sua. A estrutura não varia muito.

      Espero que a minha resposta a ajude e que tudo lhe corra como deseja na procura de emprego no estrangeiro. Se precisar de alguma coisa não hesite.

      Cumprimentos, sgouveia

  5. #7 by Maria Carolina on Janeiro 27, 2013 - 22:14

    Quais são as possibilidades de emprego por aí, para alguém que possua experiência profissional de alguns anos e uma especialidade, embora o francês não seja o ponto forte? Muito obrigada.

    • #8 by sgouveia on Junho 19, 2013 - 01:50

      Olá Maria Carolina,
      Sinceramente, neste momento na Suíça francófona está difícil/impossível… Enquanto a Suíça não garantir postos de trabalho para os Suíços nenhum estrangeiro será empregue…pois os Suíços têm prioridade. O facto de ter experiência profissional só lhe confere a vantagem de estar apta a trabalhar de imediato, contudo a especialidade terá de ser enviada para a Croix Rouge para ser homologada (considerada equivalente à especialidade Suíça pois esta apesar de aceitar os ECTS é um país fora da União Europeia).
      O facto de o francês não ser o seu ponto forte…sinceramente também não era de todo o meu…na vida tudo é possível ATÉ aprender francês por incrível que possa parecer um milagre como este. :)

      Mas dada a situação actual do país e se não prefere aprender o alemão no lugar do francês pelo que para a Suíça Alemã são colocados com mais facilidade profissionais de saúde, não a aconselho a tentar na Suíça, mas sim em França ou Bélgica onde se fala o francês…ou aprender inglês e emigrar para o Reino Unido ou Irlanda onde diariamente são lançados anúncios de recrutamento. (NUNCA confie a 100% numa agência de recrutamento e NUNCA viaje para o país que escolheu emigrar sozinha mesmo que lhe digam que a esperam no aeroporto, nada substitui o apoio de alguém em quem confiamos de verdade)

      Cumprimentos,
      sgouveia

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: