1ª etapa – Assisteo!

Um colega de faculdade que viveu 15 anos na Suíça enviou-me esta página:

http://www.forumenfermagem.org/forum/index.php?topic=3710.0

Contactei a Assisteo que no dia seguinte me contactou. A partir daí fui seguida pela Graziela a qual me aconselhou em todo o processo sobre meios de atingir o nível de francês desejado. Assim que vissem o meu empenho iniciariam o meu dossier de candidatura e começariam a traduzir toda a documentação e CV.

Apesar de ver o estudo da língua francesa como um investimento para o futuro, pretendia gastar o mínimo possível de dinheiro nesse processo…afinal eu não trabalhava e o curso já por si tinha sido um investimento de grande dimensão por parte dos meus pais.

Comecei a estudar sozinha, não optando pelo curso da Alliance Française. Após insistência dos meus pais aceitei que me pagassem explicações privadas, onde desenvolvi os meus conhecimentos teóricos, durante março, abril, maio e junho. Neste último mês aderi também ao spaafi, seguindo assim o conselho da Graziela, o qual é compreendido por uma equipa de profissionais bilingues que me forneceram aulas interactivas de francês através do Skype. Por cada aula de 30 minutos pagava 10 euros e apesar de parecer pouco tempo para tanto dinheiro a verdade é que sem esta equipa não teria conseguido. Forneceram-me vocabulário específico para profissionais de saúde e treinaram comigo não só a comunicação oral sobre situações habituais da vida quotidiana como ir às compras ou ao banco abrir uma conta bancária como também a entrevista de emprego.

Foram 4 meses intensivos, esgotantes mas ao mesmo reconfortantes…eram o meu plano B, o meu rumar contra a maré…contra esta crise que sobrevoa Portugal desde bem antes de eu nascer e que agora se intensificou de um modo inconcebível para o bem-estar dos portugueses.

  1. #1 by Patrícia on Outubro 22, 2011 - 12:40

    Olá,
    Foi com muito prazer que li o seu blogue….
    Perante isto, tive imensas questões e entendi que nada melhor que uma pessoa que passou por essa experiência para partilhar comigo algumas inquietações…

    Passados quase um ano, acha que não teria conseguido emigrar para a Suiça com a colaboração de uma empresa?
    Que contrato é que faz com a Assisteo?! Aconselharia a um amigo ir trabalhar para a Suiça? “Sozinho” ou com a ajuda da Assisteo?
    Qual foi o seu primeiro ordenado? E a integração na equipa, os colegas são receptivos? E a comunidade onde vive?
    Estas perguntas são feitas porque também eu sou enfermeira há 6 anos, farto-me de trabalhar e não vejo o meu trabalho reconhecido de nenhuma maneira. A crise instalou-se de uma tal maneira que agora sinto que se estava mal, as coisas tendem a ficar complicadas na nossa classe profissional. Limito-me a ganhar cerca de 1100 euros ou uns trocos mais, por mês. Faço mais de 40 horas por semana, e as horas são pagas com folgas quando o hospital lhe dá jeito. Não temos progressão na carreira e o futuro não vejo nenhum.
    Estou bastante interessada em emigra. Neste momento, por iniciativa própria, ando a frequentar um curso de francês.
    O meu objectivo passa por emigrar para a Suiça com o meu namorado (que é canalizador).
    Da sua experiência, acha que faço uma boa aposta? E o meu namorado, facilmente arranjará trabalho na sua profissão?

    Desejo-lhe as maiores felicidades e notícias breves!

    Obrigada _ Patrícia

    • #2 by sgouveia on Dezembro 22, 2011 - 00:28

      Olá Patrícia,

      vou responder pergunta a pergunta para ser mais fácil:

      Q:Acha que não teria conseguido emigrar para a Suiça com a colaboração de uma empresa?

      R:Talvez teria mas não era a mesma coisa. Esta é a verdade, se não tivesse ido através da Assisteo teria sido obrigatoriamente eu a concorrer a entrevistas e organiza-las num francês que ainda não dominaria, a ter de traduzir documentos ou a ter de pagar as suas traduções e mesmo que eu já fosse capaz de traduzi-los iria ter de pagar a sua autentificação…como a Assisteo não tive quaisquer custos, excepto o que disse respeito à aprendizagem do francês e as deslocações tanto para Lisboa para ter entrevista com a Assisteo no sentido de avaliarem a minha capacidade de comunicação através da simulação da entrevista de emprego em francês para que também a Assisteo percebesse se eu estava preparada ou ainda precisaria de mais algum tempo…e a deslocação à Suiça para estar presente nas entrevistas programadas e organizadas pela Assisteo a qual fez a ponte comunicativa entre mim e as instituições empregadoras.

      Q:Que contrato é que faz com a Assisteo?!

      R:Nenhum contrato que eu tenha conhecimento. A minha entidade empregadora é o hospital e não a Assisteo. E a questão óbvia que se deve estar a colocar: “Mas afinal quem paga à Assisteo, afinal não é nenhuma empresa de voluntariado?!” O que me foi informado é que é a instituição empregadora que se ocupa dessa tarefa não havendo qualquer prejuízo para o colaborador.

      Q:Aconselharia a um amigo ir trabalhar para a Suiça? “Sozinho” ou com a ajuda da Assisteo?

      R: Sim…visto ser um dos países que melhor paga a classe de enfermagem. Sendo o salário suíço superior ao proposto em Inglaterra e em França. Com a Assisteo pelas razões referidas acima.

      Q:Qual foi o seu primeiro ordenado?

      R:Foi o proposto no contrato. Julgo que se revelar aqui tudo já não há nada a desvendar quando se emigra para a Suíça. Assim permanece com a vontade de descobrir a resposta a esta questão.

      Q:E a integração na equipa, os colegas são receptivos?

      R:A integração foi a que qualquer profissional deseja ter quando começa a trabalhar seja no seu país de origem ou num estrangeiro. Contudo, é neste que damos mais valor quando somos bem recebidos. Tive uma semana de seminários onde o hospital se deu a conhecer aos novos colaboradores e deu a conhecer as regras suiças. A integração no serviço foi de três semanas com diferentes enfermeiros. Foi esta equipa que me foi ensinando o francês corrente, aquele que não se aprende na gramática francesa ensinada na escola ou aprendida nos livros. Ajudaram-me e compreenderam o esforço que eu estava a fazer. Contudo, é preciso ter sorte tal qual como em Portugal.

      Da minha experiência considero que faz muito bem em pensar em emigrar, visto o país estar na situação em que está e mesmo que não pretenda ser emigrante a vida toda é experiência profissional estrangeira. Na Suíça qualquer profissão precisa de um curso ou experiência profissional. Visto o seu namorado já ter experiência profissional as chances de conseguir trabalho são maiores. Mas se pensar em vir não deixe o trabalho que tem se o contrato que lhe propuserem for com data determinada…a ir que seja para uma situação segura porque vai largar um emprego que bom ou mau é garantido.

      O meu facebook é: https://www.facebook.com/profile.php?id=1483668266

      Cumprimentos,
      sgouveia

      Q:E a comunidade onde vive?

      A comunidade é pacata e simpática…há portugueses em todas as esquinas, da primeira diáspora. Mas apesar de estarmos num país diferente e pensarmos que os portugueses se vão unir e ajudar, muitos já me avisaram para ter sempre cuidado. Pelos vistos alguns já tiveram más experiências com pessoas da mesma nacionalidade.

Deixe uma Resposta

