“Ser Portuguesa”

EMIGRAR

Vai valer a pena?????

“Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.”

Mensagem – Fernando Pessoa

Ao ler a “Mensagem” apercebo-me do quanto fomos grandiosos…ao ver a actual situação Lusitana…apercebo-me que ainda há heróis como antigamente…e sempre houve…no povo que fica, tentando erguer a pátria, e no que dela sai para conquistar novas vitórias. Tenho um enorme orgulho em “SER PORTUGUESA”.

sgouveia

  1. #1 by Teixeira on Outubro 27, 2011 - 20:37

    ola sgouveia…
    gostei muito do seu blog… e liu numa altura em que pondero fortemente emigrar.
    trabalho ha 8 anos em portugal e vejo agora a minha mulher ser despedida e todos os nossos planos deitados por terra.
    começo agora a procurar na internet ofertas de trabalho na suissa.
    e muito sinceramente nao resisto em deixar-lhe aqui um pedido de ajuda, nem que seja so para me organizar…
    marquei exame de frances na alliance francaise (nao vou para o curso deles pq como voce tb disse é extremamente dispendioso) o exame é dia 3 de fevereiro. ate la optamos por explicaçoes privadas bem mais baratas.
    ja traduzi os curriculos e ja fiz a carta de recomendaçao.
    consegue so dizer-me uns 2 ou 3 nomes de hospitais ou ems(preferia pela exigencia mais baixa no frances) na regiao onde se encontra… fico-lhe imensamente agradecido…
    uma ultima pergunta… como esta o mercado de trabalho para enfermeiros neste momento??
    desculpe a intromissao e ja agora força e boa sorte nesta nova aventura… acredito em si
    ass
    Teixeira (hugoteixeira@walla.com)

    • #2 by sgouveia on Dezembro 21, 2011 - 23:51

      Olá Hugo Teixeira.

      Peço desculpa pela demora na resposta. Compreendo a situação, infelizmente multiplica-se a cada mês tanto para profissionais da classe de enfermagem como em geral.

      Agora fui sinceramente apanhada desprevenida porque estou em Portugal de férias há algumas semanas e quando cá estou apagam-se as informações que diariamente na Suíça me é exigido saber durante o trabalho como o caso do nome dos EMS. Eu trabalho no CHUV que é o hospital central do cantão de Vaud…e estamos em ligação com vários EMS das cidades que rodeiam Lausanne. Tente procurar nas cidades de Lausanne, Montreux, Vevey, Nion que são cidades principais e que se localizam ao largo do lago Leman. São também cidades bonitas e muito procuradas visto o acesso ferroviário directo de Genéve. Conheço uma enfermeira que está em Martigny também e outra que está num EMS de Vevey.

      No inicio de Janeiro já estou novamente na Suiça e volto a enviar-lhe sem falta uma resposta com uma lista de EMS hospitais e até CMS que, pela informação que possuo, são instituições de apoio domiciliário como as nossas USC (Unidades de Saúde na Comunidade).

      Para se concorrer para um hospital de Genéve é mais complicado visto o francês ter de ser quase perfeito, quer escrito quer falado. De facto, começar num EMS facilita no que diz respeito à aprendizagem do francês, contudo se o francês for o mínimo desejado pela instituição hospitalar após um mês de trabalho as melhorias são visíveis…e a cada mês que passa o francês passa a ser interiorizado com mais facilidade. Não há que ter receio quando há força de vontade…tudo se aprende e o francês embora não pareça à partida não foge à regra.🙂

      Já vários enfermeiros portugueses me contactaram como o Hugo para saber como fazer para emigrar. A Suíça adora os enfermeiros portugueses visto sermos um povo trabalhador e que se adapta bem ao país, apesar de todas as diferenças gastronómicas e térmicas que o país apresenta. Existem vários enfermeiros a quererem vir para a Suíça e um dia acredito que as vagas vão começar a escassear lá também.

      Eu também tive explicações de francês e depois para treinar a entrevista de emprego a empresa spaafi (http://spaafi.blogspot.com/) ajudou-me imenso…a eles lhes devo muito.

      Este é o meu facebook:
      https://www.facebook.com/profile.php?id=1483668266

      Como já disse em cima em Janeiro envio uma lista sobre as instituições do cantão de Vaud, mas estou muitas vezes no facebook se mais dúvidas surgirem.

      Cumprimentos,
      sgouveia.

Deixe uma Resposta

