Sobre mim!

Olá, Chamo-me Sandra Filipa Gouveia Braga e Guimarães, sou portuguesa e com orgulho. Contudo nem sempre o país que nos vê nascer é também o que nos pode garantir um futuro e neste momento em que Portugal atravessa uma crise económica grave considero que, permanecer no nosso querido país lusitano sem emprego, não contribui para que este melhore. Quando o Primeiro-Ministro disse que se devia emigrar senti que finalmente estávamos a ser liderados por alguém com a “cabeça no sitio” alguém que depressa se apercebeu que quem está a residir no país na condição de desempregado é mais um encargo financeiro para o mesmo.

Quando em 2010 decidi emigrar duas razões estavam na origem desta decisão: uma delas foi a perda de ESPERANÇA em Portugal.

Dizem que a esperança é a última a morrer, mas ninguém ainda disse que quando uma esperança morre outra nasce dentro de nós, porque este é o único sentimento sem o qual o ser humano é incapaz de viver.

Perdoem-me a ortografia arcaica com a qual me revelo, tudo se deve a ter saído de Portugal antes da língua portuguesa ter sido alterada, alteração essa que nunca aprovarei. Ter perdido a esperança no meu país pareceu ser “bater no fundo”, mas afinal ter perdido a forma ortográfica com a qual os portugueses se expressavam há apenas dois anos atrás, foi para mim uma perda de identidade.

Resolvi escrever este texto para que este Blog deixe de ser elaborado por alguém que desconhecem por completo, para que não existam mais dúvidas de que “sgouveia” é uma mulher e não um homem e para que saibam que apesar de um dia ter perdido a esperança em Portugal ter vindo para a Suíça fez-me ver o nosso país com outros olhos,

através do olhar de uma emigrante.

Cumprimentos, sgouveia

2-mai-2012, Lausanne, Suisse

  1. #1 by Flor on Julho 16, 2012 - 20:10

    Ola! Chamo me Flor sou de nacionalidade portuguesa e naturalidade francesa. Vim para Portugal quando tinha 9 anos, entretanto licenciei-me em Enfermagem e agora acabei a especialidade de obstetricia e ginecologia. Domino a lingua francesa.
    Emigrar teve sempre “na minha corrente sanguinea”, mas gostaria de ir para a suiça, para a parte da lingua francesa, sera que a colega me pode dizer como me posso orientar. Ja tentei ver varios sites mas parece que não precisam de enfermeiros ou pelo menos não encontrei.
    Dou te os meus parabéns pela coragem que tiveste e pela mente aberta que tens.

    beijinhos, FLOR

    • #2 by sgouveia on Julho 22, 2012 - 20:55

      Olá Flor. Pois é, pelo que me tenho apercebido está cada vez mais difícil vir trabalhar como enfermeiro para a Suíça visto esta ultima estar a formar enfermeiros e considera-los prioritários aos emigrantes. Contudo, fala com a Assisteo ou outra agência de recrutamento de enfermeiros na Suíça pode ser que tenhas sorte…ou então envia carta em francês com “CV” e “lettre de motivation” para a chefe da obstetricia no CHUV…porque ouvi dizer que quando se envia candidatura espontânea dirigida directamente ao chefe as chances são maiores que se enviares para os recursos humanos.

      Cumprimentos e boa sorte,
      sgouveia

  2. #3 by Flor on Julho 23, 2012 - 15:20

    Oi! Sera possivel me facultares a morada do hospital CHUV.
    obrigada Bjinhos

  3. #5 by malvez on Abril 5, 2013 - 20:52

    Parabéns pelo blogue.. Está muito bom mesmo !

    • #6 by sgouveia on Junho 19, 2013 - 01:23

      Olá Marta Alves.
      Agradeço-lhe o elogio.
      Cumprimentos,
      sgouveia

  4. #7 by Steph on Abril 29, 2013 - 21:12

    Boa tarde Sandra, desde já gostaria de lhe agradecer pelo seu testemunho. Tirei o curso em julho de 2008, e apesar de ter um posto fixo de trabalho pondero emigrar para a Suiça. Sou de naturalidade francesa, e tive uns meses a trabalhar em Paris após terminar o curso, pelo que domino o francês. Gostaria de lhe perguntar se considera melhor eu contactar a assisteo ou se deverei abordar directamente o hospital? Obrigada e desejo-lhe muitas felicidades. Steph

    • #8 by sgouveia on Junho 19, 2013 - 01:22

      Olá Steph. Pela informação que disponho tudo indica que terá mais sucesso através da Assisteo do que por iniciativa própria. Contudo para a Suíça francófona está praticamente impossível ficar colocada e por isso lhe aconselho tentar exclusivamente para a França.

      Cumprimentos,
      sgouveia

Deixe uma Resposta

