Apresentação

Enfermeira portuguesa, licenciada a 10 de Novembro de 2009 na Universidade Fernando Pessoa, Porto.

Durante a licenciatura, apesar de todos os indicadores de crise apontarem na direcção de um futuro desemprego eu acreditava que iria conseguir ter trabalho em Portugal sem que tivesse de ser colocada por conhecer alguém influente no meio.

Contudo, tinha um plano B: Emigrar.

Se esse sonho não se tornasse realidade preferia emigrar a passar à frente “na fila”.

Inicialmente, sempre pensara em Inglaterra, ou melhor, nunca tinha colocado a hipótese de outro país, a não ser Espanha devido à facilidade da língua. Tinha tido 10 anos de inglês a nível académico e esta era a língua que mais me atraía desde sempre.

Depois, através de alguns testemunhos, descobri que na Suíça o nível de vida e a qualidade de trabalho eram superiores. O único problema seria APENAS ter de saber francês – a língua que sempre detestara…

  1. #1 by GG on Novembro 23, 2010 - 21:35

    Que grande aventura!
    Fico feliz por participar nela xD.
    Beijão
    GG

  2. #2 by Silvio Pereira Araujo on Dezembro 22, 2010 - 23:45

    Viva Colega,
    Tambem eu estudei na UFP, mas em Ponte de Lima. Terminei a licenciatura em Outubro de 2010.
    Vim para a Suica à cerca de 2 meses, e na verdade estou a passar uma fase critica, que possivelmente faz parte de todo o processo de adaptacao a uma nova realidade. Mas acredito ou quero acreditar que vale a pena.
    Evenetuamente podemos trocar contactos para trocar impressoes, se assim o desejares?? Aguardo resposta.
    À bientôt,
    Silvio Araujo
    Tel:076 478 8715
    PS: peco dsclp pelo breve coment, mas perdi todo o relato promenorizado da minha situacao por perder conexao a internet:S. Fica para a proxima, qd tiver mais disponibilidade.

    • #3 by sgouveia on Março 20, 2011 - 04:27

      Olá. Peço desculpa por só responder passado tanto tempo mas a verdade é que me esqueci da palavra pass do blog e não conseguia entrar.

      É bom saber que não sou a única pessoana aqui na Suíça…como está a correr?

      BJ

      sgouveia

  3. #4 by Jorge Neves on Maio 20, 2011 - 15:07

    Ola,

    acho que cada vez mais pessoas estao a sair de Portugal à procura de melhores condições de vida e de trabalho🙂 logo não es, nem seras, a unica pessoa na Suiça :p

    Eu e a minha namorada viemos para ca no inicio de Marco, e tal como o Silvio disse existem fases boas e menos boas, mas acho que no geral a nossa experiencia esta a ser muito boa.

    Beijinhos e boa continuacao de aventura.

    P.S. – Pode ser que os tugas se encontrem por ai🙂

    • #5 by sgouveia on Setembro 19, 2011 - 00:49

      Ainda bem que não sou a única…tenho motivado muita gente a vir porque no que diz respeito à Enfermagem aqui para já ainda precisam e há que aproveitar…temos todos os anos tantos enfermeiros que saiem das faculdades licenciados e não conseguem emprego…pk Portugal está num momento de cortes…não há dinheiro…pelo contrário: estamos com saldo muito negativo…por isso emigrar é ajudar o país escoando-o e diminuindo assim o numero de individuos que dependem da ajuda do Estado para sobreviver.

      Beijinhos e Boa continuação para voces tb*

  4. #6 by João Oliveira on Outubro 24, 2011 - 22:49

    Ola!
    Sou enfermeiro desde 2010 e começo a pôr a hipótese de ir para a Suiça. Podes-me dar o teu e-mail aqui ou escrever para j_goliveira@hotmail.com para me contares um pouco do teu proceso e responderes a algumas dúvidas por favor?
    Obrigado

    João (Lisboa)

    • #7 by sgouveia on Dezembro 21, 2011 - 23:56

      Olá julgo que já te encontrei através do facebook.

      Cumprimentos,
      sgouveia.

  5. #8 by José Ramalho on Outubro 23, 2012 - 10:51

    ola chamo-me José e ando há procura de trabalho na Suiça já a algum tempo, na área da hotelaria e restauração mas ainda não consegui nada, se souberem de alguma coisa contacte-me por mail jm-ramalho@hotmail.com muito obrigado e boa sorte para todos os que querem vencer na vida e lotar por ela, nunca se arrependam de o fazer, beijos e abraços.

    • #9 by sgouveia on Outubro 23, 2012 - 14:03

      Olá José, aqui na Suíça raros são os trabalhos que não exijam qualificações e se houver um suíço a candidatar-se para o mesmo lugar que um português com o mesmo grau de competência será o suíço a ficar com o lugar. Não posso lhe prometer nada, mas conheço uma portuguesa que trabalha no ramo da hotelaria aqui na Suíça. Vou-lhe pedir para o contactar e assim poderá ter informações mais precisas de alguém que vingou aqui na sua área. Contudo não fique à espera de resposta porque não sei se ela aceitará enviar-lhe a informação e também não nas próximas semanas porque pode demorar.

      Cumprimentos,
      sgouveia

  6. #10 by José Ramalho on Outubro 24, 2012 - 15:29

    obrigado por me ajudares, só o facto de me estares a ajudar já me dá mais força para continuar há procura, que tudo de bom aconteça na tua vida, muito obrigado.

    • #11 by sgouveia on Novembro 6, 2012 - 22:01

      Ola Jose, estive a falar com a mae de uma portuguesa que foi para a Suiça trabalhar em hotelaria e a informaçaoque medeu foi que a melhor forma de concorrer e atraves de candidatura espontanea. Tem de enviar curriculos em frances e cartas de motivaçao tambem em frances para os hoteis que encontrar nos cantoes francofonos.

      Cumprimentos,
      sgouveia.

  7. #12 by Michael on Dezembro 27, 2012 - 21:13

    Olá! Chamo-me Michael. Sou recém licenciado em Enfermagem e gostava de partir para a Suíça em Janeiro/Fevereiro de 2013. Infelizmente, não tenho contacto com ninguém que viva aí. Tenho um bom nível de francês, visto que nasci em Paris. Além disso, tirei o curso na Alliance Française e tenho o nível B2. Gostava de saber como posso fazer para me instalar na Suíça. Deixo aqui o meu e.mail para poder trocar impressões (rodrigues.michael16@gmail.com), se possível. Desde já, o meu mais cordial agradecimento. Saudações, Michael Rodrigues

    • #13 by sgouveia on Janeiro 1, 2013 - 16:49

      Olá Michael. Visto que já tem o nível mínimo linguístico necessário para trabalhar na Suíça experimente enviar currículos para candidaturas espontâneas com cv em francês e “lettre de motivation” em francês também. Existem alguns EMS (lares) e CMS (instituições com enfermagem de apoio ao domicilio) no cantão Vaud e cantão Genève assim como para os respectivos hospitais CHUV (Centre Hospitalier Universitaire Vaudois) e HUG (Hôpitaux Universitaires de Genève) ou um pouco mais para norte em Fribourg.

      Cumprimentos e Boa Sorte
      sgouveia

  8. #14 by Diana on Dezembro 28, 2012 - 23:08

    Olá chamo-me Diana e sou aluna de enfermagem do 4ºano. Acabo a minha licenciatura em finais de Julho de 2013. Gostaria de ir trabalhar para a suiça e gostaria de saber se seria oportuno eu começar já a enviar currículos com carta de motivação a explicar ainda a minha situação como estudante. Agradecia o esclarecimento desta dúvida pois tenho algum receio do futuro.

    Os melhores cumprimentos
    Diana

    • #15 by sgouveia on Janeiro 1, 2013 - 16:41

      Olá Diana. Na minha opinião, só deveria enviar currículo quando tivesse diploma em mão visto este ser necessário para candidatar-se a uma oferta de emprego. Não me acredito que haja alguma instituição na Suiça que fique à espera que termine licenciatura para preencher vaga se já precisarem de um enfermeiro. O que pode ajudá-la é começar a estudar e ouvir francês porque cada vez mais a exigência a nível linguístico aumenta e contactar a Assisteo para que o processo seja menos demorado quando tiver diploma.

      Cumprimentos e Boa Sorte
      sgouveia

  9. #16 by AnaLu on Janeiro 14, 2013 - 06:06

    Olá, boa noite. Sou recém licenciada em enfermagem e começo a ponderar a minha saída do país. Gostaria de saber como está, neste momento, a situação na Suiça em termos de ofertas de emprego na área.
    obrigada🙂
    cumprimentos,
    AnaLu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: